EDITOR: Edgar Olimpio de Souza (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase

Cinema: Obsessão

Uma bolsa de couro chique foi deixada em um banco de metrô. Voltando de seu trabalho de garçonete, Frances (Chloe Grace Moretz) apanha a valise e descobre ali dentro uma carteira de habilitação. Altruísta, decide entregá-la à dona, em seu endereço residencial. Recém-chegada à Nova York, a jovem divide um luxuoso loft com a amiga Erica (Maika Monroe), que a repreende por ter trazido o achado. “Estamos em Manhattan, podia ter uma bomba aí dentro”, alerta. A elegante e enigmática Greta (Isabelle Huppert), que gosta de tocar piano (clara referência ao papel da atriz em A Professora de Piano), recebe Frances em sua casa. A partir desse encontro, uma improvável amizade nasce entre as duas, incluindo o compartilhamento de histórias e sonhos pessoais.      

O suspense psicológico do diretor irlandês Neil Jordan (Traídos pelo Desejo / Entrevista com o Vampiro) é eficiente, embora atulhado de clichês. O roteiro se desenvolve em torno de um jogo de projeções. Frances, que perdeu recentemente a mãe, vê Greta como uma espécie de figura substituta. Esta, por sua vez, parece ter se reaproximado da filha que supostamente viajara para Paris. “Eu sou como chiclete: eu costumo ficar por aqui", diz a inocente Frances para a nova amiga. Acontece que as intenções de Greta não são triviais. Rapidamente o seu caráter maternal se transforma em fixação e neurose e ela passa a agir de maneira possessiva. Especialmente após um acaso. Durante um jantar na residência de Greta, a garçonete se depara com um conjunto de bolsas de couro idênticas às do trem, com números e nomes registrados em cada uma delas.  

Tudo é previsível desse ponto em diante. Greta liga diversas vezes para Frances e chega a aguardá-la do lado de fora do bistrô onde a moça trabalha. Em uma cena simbólica, a desequilibrada mulher cospe chiclete no cabelo de Frances. Em outra passagem, uma perseguição é ilustrada em tempo real por uma sequência aterrorizante de fotos. Isabelle Huppert exibe seu reconhecido talento na hora de incorporar essa criatura psicopata, de olhar gélido. Capaz de espetar uma seringa em um dedo mutilado ou armar um barraco dentro do restaurante, derrubando cadeiras e espatifando louças.  Chloe Grace Moretz se mostra convincente na pele de uma pessoa indefesa e sem estratégia para enfrentar a situação. A angústia e o medo irrompem, a polícia é chamada, mas o agente levanta argumentos duvidosos para não entrar em ação.

O cineasta não esconde as influências de bem-sucedidos thrillers de suspense do passado, como Atração Fatal (1987), de Adrian Lyne, para embalar a sua obra. Muitas vezes seu longa parece um exercício de gênero e estilo, evidenciado por protagonistas que seguem o figurino conhecido – uma mulher envolvente no início, e desatinada com o passar do tempo, e uma moça ingênua que na cidade grande se vê na contingência de lidar com aspectos sombrios do ser humano. 

Se em trabalhos anteriores Jordan apresentou personagens críveis e complexos, agora oferece uma obra sem surpresas, desidratada e de inverossimilhanças visíveis – por que Frances não bloqueou o número de Greta? O diretor, que parece pouco interessado na lógica interna, sustenta a tensão dramática por meio de uma pilha de situações mirabolantes ao som de Mozart, Beethoven, Liszt, Vivaldi e Chopin. É inegável o seu mérito em conseguir manter o interesse do início ao fim em uma produção que bordeja temas como a solidão e os monstros interiores de cada um. Ele investe energia num thriller pueril, apimentado por suaves ingredientes de erotismo.

Edgar Olimpio de Souza – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )  

(Foto Divulgação)

 

Avaliação: Regular

 

Obsessão

Título Original: Greta (Estados Unidos / Irlanda, 2018)

Gênero: Suspense, 98 min

Direção: Neil Jordan

Elenco: Isabelle Huppert, Chloe Grace Moretz e Maika Monroe.

Estreou: 13/06/2019

 

Veja o trailer:

Comente este artigo!

Modo de visualização:

Style Sitting

Fonts

Layouts

Direction

Template Widths

px  %

px  %