EDITOR: Edgar Olimpio de Souza (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

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Teatro: Hedwig e o Centímetro Enfurecido

Nesta montagem, desenhada como um show de rock e pontuada por canções conceituais que impulsionam a narrativa, a personagem feminina é vivida por homem e a masculina é feita por uma mulher. Já adaptado com sucesso para o cinema em 2001, o texto de John Cameron Mitchell é irreverente e transborda energia. Com ares de fábula adulta, a trama tem como protagonista um transexual da antiga Berlim Oriental, que enfrenta percalços em sua atribulada trajetória e carrega cicatrizes emocionais tangíveis, como abandonos afetivos, traições e uma cirurgia de mudança de sexo não bem sucedida – daí o título debochado. Sua meta, além de vencer como artista nos Estados Unidos, é encontrar um grande amor. Confusa em algumas passagens, e com escassas alusões ao contexto político da ação, como a queda do Muro de Berlim e suas conseqüências no destino de Hedwig, a peça desembrulha a história desse personagem em busca da auto-afirmação e de uma identidade. Ao cabo da jornada, ele irá perceber que vivenciou um dolorido rito de passagem.

Dirigido por Evandro Mesquita, o musical não segue o formato original de monólogo. O ex-integrante do irrequieto Asdrubal Trouxe o Trombone e líder da banda Blitz, optou por usar em cena dois atores (Pierre Baitelli e Felipe Carvalhido) para interpretarem o personagem central. Embora sem a profundidade necessária, o recurso não só acentuou a ambigüidade como enriqueceu dramaturgicamente o papel - Hedwig encarna um tipo andrógino, metade feminino e outra masculino. No palco, emerge como um ser amargurado e repartido. Uma divisão, por sinal, que o autor foi buscar em O Banquete, de Platão, obra seminal sobre o sentido e as implicações do amor. Mesquita sublinha essa natureza dupla do personagem equilibrando porções de ironia e dor, com marcas dinâmicas e ritmo vibrante, que aproximam a platéia do mundo conturbado da protagonista.  

Com desempenhos irrepreensíveis, Baitelli e Carvalhido exibem vozes afinadas e enriquecem as cenas transpirando as nuances de uma figura complexa, de infância sexualmente desordenada e tingida por uma série de decepções. Única mulher no elenco, Eline Porto, dotada de belíssima voz, dá vida à Yitzhak, ex-drag queen que se disfarça atrás de um bigode, responsável por ajudar a contar a história de personagens que passaram pela vida de Hedwig.  Pouco desenvolvido, especialmente no que se refere à sua relação conflituosa com a protagonista, Yitzhak não modifica e tampouco soma densidade à narrativa. Suzane Queiroz assina a cenografia, de difícil definição, que dialoga com as videoprojeções, formada por um curioso roteiro de animação e imagens. Os figurinos de Marta Reis, de tons fortes e exuberantes, atendem à proposta de trazer graus de impacto visual ao espetáculo. A banda, que ilustra o enredo desfiando um repertório popular de canções glam-rock, às vezes pesa a mão nos decibéis, o que compromete o entendimento das letras e, consequentemente, da história contada . O tom histérico talvez seja proposital para realçar o universo instável, trovejante e comovente de Hedwig.    

(Vinicio Angelici - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )                                                                                 

(Foto Rodrigo Esper)

 

Avaliação: Bom 

 

Hedwig e o Centímetro Enfurecido                                                                                   

Texto: John Cameron Mitchell                                                                                       

Letras e Músicas: Stephen Trask                                                                                         

Direção e Adaptação: Evandro Mesquita                                                                                                                                

Elenco: Pierre Baitelli, Felipe Carvalhido, Eline Porto e outros.                                                                                                                                   

Estreou: 26/08/2011                                                                                                                                                          

Teatro Nair Bello (Shopping Frei Caneca. Rua Frei Caneca, 569, 3° andar. Fone: 3472-2414). Sexta, 21h30; sábado, 21h; domingo, 18h. Ingresso: R$ 60. Até 16de outubro.

 

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