EDITOR: Edgar Olimpio de Souza (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase

Relatos Selvagens

Na visão do roteirista e diretor argentino Damián Szifron, os personagens deste filme vivenciam uma espécie de pesadelo. Seis episódios reunidos tratam de sentimentos como vingança, rancor e inveja, gerados por uma fratricida luta de classes com direito a punições e conseqüências dolorosas. Um dos segmentos, por exemplo, acompanha um executivo que pilota seu automóvel de luxo por uma estrada vazia e, sem motivo aparente, é bloqueado por um carro velho dirigido por uma caipira. Após ultrapassá-lo, ele xinga o sujeito e segue viagem. Mais adiante um imprevisto irá fazê-los se encontrarem e ambos vão batalhar pela sobrevivência em meio a lutas e perseguições.  

Com diferentes graus de humor, matizes de drama e pitadas de suspense, os contos mostram pessoas empurradas para situações-limites, que perdem o controle emocional, se comportam de maneira rude e grosseira e beiram o ponto de ruptura. Apesar da comicidade e do absurdo subjacentes nas histórias, o que emerge ao longo delas é um jogo em que há sempre alguém destruindo outro de forma violenta. São predadores em um mundo capitalista que funciona à base de poderes econômicos e produz deserdados de variados tipos. Com desempenhos seguros e adequados, sem concessões a caricaturas e estereótipos, os atores Ricardo Darin, Dario Grandinetti e Leonardo Sbaraglia, entre outros, dão vida a esses seres que caminham pela corda bamba do horror. 

Não há desníveis e pontos fracos significativos no emaranhado de enredos. Todos são interessantes, coerentes e complementares, implicando desfechos que surpreendem por expressarem uma transtornada justiça pelas próprias mãos. A abertura extrai diversão de um conjunto de coincidências que acontecem a bordo de um avião. De repente, todos os passageiros descobrem ter conexões inesperadas. Ambientado num restaurante de beira de estrada, outro curta destaca uma cozinheira inconformada com a presença de um cliente mau caráter responsável por arruinar a vida da garçonete que trabalha ali. Há um episódio no qual um milionário, que precisa livrar o filho da cadeia após o mesmo atropelar uma mulher grávida e não prestar socorro, surta ao perceber estar cercado por advogado e investigador de polícia venais. Um engenheiro perito em demolições também se deixa enfurecer depois de ter seu carro repetidamente rebocado pelo departamento de trânsito de Buenos Aires. Ao tentar justificar a multa, cai na burocracia corrupta das autoridades do setor e, exaurido, arma uma explosiva vingança. Por último, uma festa de casamento que deveria levar os noivos ao céu, descamba para uma sucessão de barracos, abrindo fissuras num relacionamento enganosamente feliz.

Mesmo sem a contundência e transgressão esperadas, o filme é capaz de se infiltrar nas entranhas do país, capturar e expressar questões de conteúdo social e político. Como o fato de que proletários, burgueses e camadas médias travam duros embates para defenderem seus interesses e afirmarem suas convicções e valores de classe. Muitas vezes, nutrindo-se ódio, sangue nos olhos e assédios. O burguês no automóvel insulta aquele que, sem propósito visível, interditou por segundos sua passagem. Ao perder mulher e emprego, o engenheiro investe perigosamente contra o poder municipal. Um milionário oferece vultosa grana ao jardineiro, chantageando-o para assumir a culpa do filho imprudente. Em entrevistas, Szifron contou que imagina a sociedade capitalista como uma gaiola transparente que reduz a nossa sensibilidade e distorce nossos laços com os outros. A produção argentina escancara estes indivíduos que vivem dentro dessa gaiola sem ter consciência de sua existência. A fúria mal engarrafada que permeia as tramas é emblemática. Nas sociedades contemporâneas, muitos seres humanos estão se transformando em animais.

(Edgar Olimpio de Souza)

(Foto Divulgação)

 

Avaliação: Ótimo

 

Relatos Selvagens

Título Original: Relatos Salvajes (Argentina, 2014)

Gênero: Drama, Comédia, Suspense, 122 minutos

Direção: Damián Szifrón

Elenco: Ricardo Darín, Darío Grandinetti, Érica Rivas e outros.

Estreou: 23/10/2014

 

Veja trailer do filme:

 

 

Comente este artigo!

Modo de visualização:

Style Sitting

Fonts

Layouts

Direction

Template Widths

px  %

px  %